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O que é Psicologia Positiva e a importância da felicidade

A vida inflige os mesmos contratempos e tragédias ao otimista e ao pessimista, mas o otimista suporta-os melhor. O otimista se recupera da derrota mais rápido, se levanta e recomeça. O pessimista desiste e cai em depressão.

Pesquisas mostram que os otimistas são mais felizes e alcançam mais sucesso nos estudos, no trabalho, nos esportes, na vida, em geral. Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia Positiva, em pesquisa realizada com pessoas felizes, mostrou que as pessoas felizes têm mais longevidade, uma saúde acima da média, mais sucesso no trabalho, praticam mais exercício físico e são mais criativas.

A AMORaMENTE tem o objetivo de compartilhar informações que levem você a trilhar este caminho, de focar no que funciona, ver o belo, ser otimista, exercitar a gratidão e, assim, se tornar mais feliz e a quem estiver com você.

Uma pesquisa coordenada por Martin Seligman concluiu que as pessoas felizes têm:

- Mais longevidade (vivem em média 8 anos a mais que os pessimistas);
- Uma saúde acima da média;
- Têm mais sucesso no trabalho;
- Se mantêm em relacionamentos estáveis;
- Praticam mais exercício físico;
- São mais resilientes;
- São mais criativas.

Seligman, depois de muito pesquisar, conseguiu ver que podemos optar por ser mais felizes. Nem todo mundo nasce otimista, mas há como mudar.

O que devo fazer para atingir o estado de flow?

A transformação que você terá levará você a viver em estado de Flow, a lembrança dos momentos mais felizes da sua vida, em que você se sentiu no seu melhor. Geralmente a pessoa entra no Estado de Fluxo (Flow) quando ela está feliz e fazendo aquilo que ela mais gosta de fazer.

Você irá aprender a potencializar as qualidades que cada ser humano tem, aumentar a resiliência e melhorar a saúde, em geral, de todos aqueles com quem você também compartilhar as mesmas informações.

Precisamos focar no que funciona, e não mais no que não funciona, ou que está errado. O enfoque agora é:

- O que é bom em sua vida?
- No que você é bom?
- O que funciona na sua vida?

É importante ressaltar que a Psicologia Positiva não ignora o que não funciona, a questão é que ela prioriza o que vai bem na vida, nas relações, na pessoa. Busca ver onde pode haver mais alegria, amor e felicidade, tanto no nível pessoal, como nas empresas e comunidades.

Mindfulness

Dentre as práticas importantes sugeridas pela Psicologia Positiva, destacamos um tipo especial de meditação, a Mindfulness. Ela consiste em estar no aqui e agora, com a mente vazia, sentindo sua respiração, seu corpo, suas emoções. Ficar no agora, no momento presente e apenas sentir o que se passa. Ser um observador de si mesmo, esvaziando sua cabeça.

Como podemos focar no que funciona?

Geralmente, a maioria das pessoas se questionam: Por que falhei? Para a Psicologia Positiva, a pergunta certa é: Em que posso mudar? As perguntas direcionam nosso olhar para um determinado foco, e assim deixamos de enxergar as demais informações disponíveis.

A Psicologia Positiva vem ensinar este modo de olhar para aquilo que funciona e descobrir qualidades e habilidades que, se ficarmos presos às patologias, não vamos encontrar saída.

As perguntas têm o poder de criar novas realidades! Nos ajudam a focar naquilo que realmente é importante, lembrando que conseguimos ver apenas uma parte da realidade. Aquilo que focamos é o que vemos e, assim, perdemos muito daquilo que não está sob o nosso enfoque, mesmo que esteja embaixo do nosso nariz.

A nossa experiência no mundo é influenciada pelo nosso foco, por aquilo que olhamos e destinamos nossa atenção.

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