luizhelvecio@amoramente.com.br

Conheça os benefícios da EFT

O que é EFT, Emotional Freedom Techniques, em Inglês, ou Técnica de Liberação Emocional, compartilhada e praticada pela AMORaMENTE, como surgiu e para que serve? O psicólogo americano Roger Callahan, conhecedor da acupuntura, da cinesiologia aplicada e praticante de acupressão (uso dos dedos) e outras técnicas energéticas, tratava uma paciente com medo de água. Após o relato da paciente de que o medo lhe provocava uma sensação ruim no estômago, ele teve a ideia de estimular o meridiano relacionado a esse órgão (meridianos são canais por onde circula a energia, relacionados com os órgãos e funções do corpo humano estudados pela acupuntura). Depois de estimular esse ponto por alguns segundos, a paciente verbalizou que o medo de água havia passado completamente.

A partir daí, Roger começou a relacionar os meridianos com as fobias e outros problemas emocionais e criou sequências específicas e diferenciadas de batidas nos meridianos, que seriam adequados para tratar diferentes problemas e assim criou a TFT -Thought Field Therapy (terapia do campo do pensamento).

O engenheiro americano Gary Craig, interessado na melhoria de performance pessoal, soube do psicólogo que era capaz de resolver fobias em poucos minutos e decidiu procurá-lo. Gary tornou-se aluno de Roger, aprendeu a técnica e começou a aplicá-la, tendo resultados impressionantes.

Com o tempo, Gary aperfeiçoou a técnica e criou o que ele chamou de receita básica, ou seja, uma sequência única, que consiste em bater em todos os pontos e que pode ser concluída em menos de um minuto. A receita básica foi testada e aplicada com sucesso milhares de vezes, permitindo uma rápida expansão pelo mundo.

Assim surgiu a EFT, que consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos. São os mesmos meridianos estudados há milênios pela acupuntura.

O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais desses meridianos, enquanto a pessoa está sintonizada no problema através da repetição de frases que indicam ao sistema energético o que está sendo tratado. É um processo simples e poderoso, que traz resultados profundos, rápidos e duradouros.

As perturbações energéticas são a razão pela qual surgem todo tipo de problemas emocionais como pesar, raiva, culpa, depressão, trauma e medo. Como muitas questões físicas e de performance frequentemente têm raízes emocionais, concluímos que resolvendo perturbações energéticas se pode solucionar problemas físicos e de desempenho.

Sempre que nos deparamos com estas perturbações energéticas, usamos o processo de tapping para corrigi-las. A receita básica combina a fala de sentenças focadas no problema, com uma sequência de 9 pontos de tapping. As sentenças focadas nos conectam com o problema e esta conexão, por sua vez, nos conduz para as perturbações energéticas que temos que trabalhar.

Estas sentenças verbalizadas são uma parte essencial do processo porque informa ao nosso sistema qual o problema que estamos trabalhando. As emoções negativas acontecem porque nos conectamos com certos pensamentos ou circunstâncias que, por sua vez, fazem com que nossos sistemas energéticos se perturbem. Se isso não ocorre, funcionamos normalmente. Um medo de altura não surge, por exemplo, enquanto estamos lendo a seção de quadrinhos do jornal de domingo (e, portanto, não conectados com o problema).

Uma vez que estamos conectados com o problema, o tapping estimula os fluxos energéticos, equilibrando as perturbações energéticas resultantes e liberando as emoções negativas.

Estruturação de conteúdo e design Contaccta Programação Via Corporate